Make your own free website on Tripod.com

1 OS DOIS LADOS DO CÉREBRO

O cérebro é divido em 2 hemisférios. Cada um dos hemisférios controla os movimentos da parte oposta do corpo. Os movimentos que fazemos com a mão esquerda, pé esquerdo e olho esquerdo são inteiramente controlados pelo hemisfério direito do cérebro.

Os dois hemisférios podem sincronizar e dar harmonia aos movimentos, mas um hemisfério não interfere na atividade do outro.

Se ocorrer uma lesão no hemisfério esquerdo, uma pessoa destra será mais prejudicada, pois serão afetados os movimentos do lado direito do corpo. Com o tempo, o hemisfério não afetado vai assumindo o controle que dependia da outra metade e os movimentos podem voltar aos membros paralisados.

A dominação de um hemisfério do cérebro é mais evidente nas funções complexas, as mais simples ambos podem controlar. É possível treinar as habilidades da mão não preferencial e torná-la tão hábil quanto a outra. Isto acontece principalmente quando se aprende a tocar instrumentos musicais.

Nos outros animais não existe esta lateralidade, não há preferência pelo uso das patas.

 

1.1 Quando aparece a preferência

Segundo o psicólogo Gesell, que fez teste durante vários anos com crianças, a lateralidade já pode ser prevista em recém nascidos. Quando o bebê está deitado, ele sempre deixa o rosto voltado para o mesmo lado. Este lado, se fosse o esquerdo, indicaria que a criança será canhota. Mas resultados não foram verdadeiros para algumas crianças.

Tab. 1 Fases de preferência (25/05/2000 – "Meu filho é canhoto")

Idade

Fase de preferência

Nascimento ao 7° mês

Usam indiferentemente as mãos

7° ao 10° mês

Clara preferência pelo uso de uma das mãos

10° mês aos 2 anos

Usam indiferentemente as mãos

2 anos

Manifesta preferência manual

2 aos 6 anos

Podem aparecer fases curtas de variação

6 anos

A preferência está evidente

Existe gradação desde fortemente destras até fortemente canhotas, havendo as ambidestras (variam de mão) e as ambicanhestras (são desajeitadas com as duas mãos).

Esta preferência também ocorre com os olhos (se tiverem as mesma nível de visão nos dois olhos). Quando vamos olhar em frestas e em microscópios usando um olho só. Não quer dizer que tenha melhor visão naquele olho e sim que o lado dominante está agindo sobre ele.

Foram feitos testes com pessoas canhotas e destas com escrita, uso de tesoura, chaves, etc. A tabela nos mostra os resultados:

Tab. 2 Média do uso das mãos (25/05/2000 – "Meu filho é canhoto")

Destros

72% são fortemente superiores com a mão direita

16% tinham uma ligeira superioridade

12% não mostravam diferença

Canhotos

55% são fortemente superiores com a mão esquerda

30% não mostravam diferença

15% tinham maior habilidade com a mão direita

 

1.2 Diferenças entre destros e canhotos

Pensou-se primeiramente que a preferência da mão decorria do olho, mas viu-se que os cegos de nascença eram muito mais destros do que canhotos. Existe uma correlação entre a preferência do olho, da mão e do pé. Cerca da metade dos canhotos usam o olho direito (dominância lateral incompleta). A dominação do lado esquerdo é muito mais poderosa. Os canhotos não são completamente esquerods quanto os destros são direitos. Muitas funções lateralizadas nos destros variam nos canhotos. Os destros gesticulam mais com a mão direita quando falam, enquanto os canhotos usam ambas as mãos indiferentemente. Os destros sentem mais dor no pé e na mão esquerda, enquanto os canhotos sentem igualmente a dor em ambos lados.

 

 

2 A CAUSA DO CANHOTISMO

A causa não tem bem uma explicação 100% certa. Admite-se que é hereditário. Há também a hipótese de que nos primeiros anos a criança não tem preferência, que ela pode ser treinada pelo ambiente. Há muito mais canhotos em famílias com canhotos. O pai canhoto inconscientemente poderia provocar o treinamento da mão esquerda nos filhos. O adulto canhoto entrega o biscoito inconscientemente na mão esquerda do filho. Mas esta teoria também não tem resultado confiante, já que houve muitos desvios.

Em pesquisas descobriu-se que onde os dois pais eram canhotos havia 50% de chance do filho também ser canhoto. Considera-se o canhotismo como caráter herdado por falta de provas. Mas não há comprovação de um gene que determine qual irá ser o hemisfério dominante no cérebro.

Tab. 3 Chances dos pais em ter filho canhoto (20/05/2000 – "Destros e canhotos")

Dominância nos pais

Chance de ter filho canhoto

Ambos os pais são canhotos

50%

Um pai canhoto e o outro destro

17%

Ambos os pais são destros

2%

Os destros tem o hemisfério esquerdo bem mais volumoso do que o direito, enquanto que nos canhotos não têm muita diferença. Dentro do útero se vê diferenças entre as artérias que irrigam os hemisférios do cérebro.

As digitais dos canhotos nos polegares e nas mãos são parecidas e nos destros são diferentes. Como as digitais são determinadas pelos genes a causa de serem similares ou diferentes tem causa genética.

8

Nos gêmeos idênticos, a digital da mão direita de um é parecida com a da mão esquerda do outro. Se há uma falha no lado direito de um, haverá uma similar no lado esquerdo do outro. Isso nos leva a crer que o canhotismo seja genético.

 

2.1 Nada a ver com a inteligência

Viu-se que grande número de pessoas com lesões cerebrais ou deficiência mental eram canhotas. Mas foi feita um pesquisa que revelava que muitas delas tinham lesão cerebral e que tiveram a aprender a usar a outra mão.

Nos retardados ocorreu devido a compreensão pela "imagem do espelho". Usavam a mão esquerda para repetir o que outra pessoa fazia com a mão direita. No mundo, destas pessoas com problemas cerebrais, 28% são canhotas.

Não deve-se dizer que todo canhoto apresenta deficiência neurológica. Existem grandes gênios na história que são canhotos.

 

3 FAMOSOS CANHOTOS

3.1 Esporte brasileiro

Ayrton Senna – Melhor piloto brasileiro de todos os tempos na Fórmula 1. Tricampeão mundial, sendo campeão em 1988 com o recorde de vitórias numa temporada.

Pelé – Atleta do século, melhor jogador de futebol de todos os tempos no mundo. Tricampeão mundial pela seleção brasileira. Ele e o presidente dos Estados Unidos da América são as pessoas mais conhecidas no planeta.

Romário – Grande craque de futebol e o atacante mais consagrado atualmente no futebol. Teve grande participação na conquista do Copa do Mundo em 1994.

Fernando Meligeni – Argentino naturalizado brasileiro. É o segundo melhor tenista brasileiro na atualidade.

3.2 Esporte Internacional

Bill Russell, Chris Mullen, David Robinson, Goran Ivanisevic, John McEnroe, Larry Bird, Lenny Wilkins, Marcelo Rios, Martina Navratilova, Monika Seles, Thomas Muster.

3.3. Literatura

HG Weels – Romancista e ensaísta inglês. Ganhou nomeada como auotr de livros de ficção científica.

Machado de Assis – Escritor brasileiro, um dos maiores da língua portuguesa de todos os tempos. Sua obra inclui romances como Dom Casmurro e Quincas Borba. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

3.4 Líderes Mundiais

Alexandre, o Grande – Um dos maiores generais da história. Foi rei da Macedônia em 356 a.C. Venceu os persas e estendeu seu império até a Índia. Fundou Alexandria, no Egito.

Fidel Castro – Líder revolucionário e estadista cubano. É o atual presidente de Cuba.

Mahatma Gandhi – Líder nacionalista indiano, expoente da doutrina da não-violência.

Napoleão Bonaparte – General e estadista, imperador dos franceses.

Bill Clinton – atual presidente dos Estados Unidos da América.

Há ainda outros líderes como Júlio César, Príncipe Charles (Ing), Elizabeth II, George Bush, John D. Rockefeller.

3.5 Música

George Michael (Wham!), Glenn Frey (the Eagles), Jimi Hendrix, John Lydon a.k.a. Johnny Rotten (Sex Pistols), Kurt Cobain (Nirvana), Ludwig van Beethoven, Natale Cole, Paul McCartney (the Beatles; Wings), Phil Collins (Genesis), Phil Everly (The Everly Brothers), Robert Plant (Led Zepplin), Tony Iommi (Black Sabbath).

3.6 Arte

Pablo Picasso – Pintor espanhol radicado na França, considerado o maior do século vinte.

Leonardo da Vinci – Artista e pensador italiano, um dos maiores gênios da história. Foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro e cientista. Criador do quadro mais famoso do mundo "Mona Lisa"

Miguelângelo e Raphael.

3.7 Atores

Bruce Willis, Charlie Chaplin, Jerry Seinfeld (comediante), Julia Roberts, Keanu Reeves, Marilyn Monroe, Nicole Kidman, Peter Fonda, Robert DeNiro, Robert Redford, Sarah Jessica Parker, Tim Allen, Tom Cruise, Whoopie Goldberg.

3.8 Outros canhotos famosos

Albert Einstein – Físico de origem alemã, naturalizado norte-americano. Teve grande contribuições com suas leis para a humanidade. Recebeu o Prêmio Nobel de fisiologia ou medicina em 1908.

Aristóteles – Filósofo grego, um dos maiores pensadores de todos os tempos.

Bart Simpson – personagem de desenho, escolhido entre as 100 maiores personalidade do século.

Bill Gates – O homem mais rico do mundo. Dono da maior empresa de informática do planeta "Microsoft".

Neil Armstrong – Astronauta norte-americano, o primeiro homem a pisar na Lua.

Isaac Newton – Matemático e físico inglês, um dos maiores célebres sábios de todos os tempos.

Billy the Kid (William Bonney), David Rockefeller (banqueiro), Dwight F. Davis (criador da Copa Davis, no tenis), Jack o Estripador, Joana D'arc (Heroína francesa), Matt Groening (cartunista criados dos Simpsons), Ramses II (Faraó Egípcio).

 

4 PROBLEMAS E DISCRIMINAÇÃO DO CANHOTISMO

4.1 Problemas sociais

Antigamente havia o treinamento forçado com a outra mão, o que levava os canhotos algumas vezes a ficarem revoltados psicologicamente mais tarde..

Nos jogos há também alguns problemas. No pebolim, a mesa é adaptada para os destros. Nas cartas, quando tem-se elas em mão, elas abrem para a direita para poder ver os números. Na queda-de-braço só pode ser usado o braço direito. No polo ainda é ilegal canhotos jogarem, a única convincente e racional razão para isto é a tentativa de se preservar a segurança dos cavalos que são treinados para tacadas do lado direito.

Os objetos são feitos apenas para destros: o abridor de lata, a tesoura (em uma tesoura normal os canhotos não vêem a linha de corte), as maçanetas das portas, o corrimão das escadas na direita, instrumento musicais de cordas, relógio de corda.

As pessoas canhotas se queixam muito desta exclusão.

Segundo Braga (1999, p.1):

"Quando eu era pequena, resisti bravamente às tentativas de meus pais em me tornar destra. Não houve jeito e eles foram obrigados a me deixar em paz. Na faculdade, no entanto, não escapei: tive de aprender a usar a mão direita para manusear os instrumentos feitos para destros."

Socialmente todos devem cumprimentar usando a mão direita.

Na infância pode haver problemas emocionais por não conseguir usar os objetos o que levam a alguns achar-se desajeitados ou lentos para aprender.

4.1 Problemas escolares

Letra ilegível e inversão de letras são os problemas mais freqüentes em crianças que são forçadas. O canhoto é normal e deve ser respeitado.

Fig. 1 O modo certo do escrever Fig. 2 O modo errado de escrever

Os canhotos têm tendência a dobrar o punho quando escrevem. Esta postura deve ser corrigida porque, além de cansativa, pode causar deformações na coluna. O certo é escrever com a folha inclinada a 45°.

Freqüentemente as crianças canhotas fazem desenhos que são a imagem em espelho das figuras que copiam. Isto é natural, sendo expressão da lateralidade. A criança não deve ser "corrigida".

Freqüentemente as crianças canhotas fazem desenhos que são a imagem em espelho das figuras que copiam. Isto é natural, sendo expressão da lateralidade. A criança não deve ser "corrigida".

Fig. 3 Perfil desenhado por canhoto Fig. 4 Perfil desenhado por destro

O canhoto geralmente desenha um perfil voltado para a esquerda, enquanto o destro, para a direita.

5 CRENÇAS E SUPERSTIÇÕES

As roupas de homens e mulheres são abotoados de lados contrários. Segundo Fincher (1977), o costume veio do período Vitoriano, quando uma mulher nobre era usualmente vestida por sua empregada, e pelo fato das empregadas serem geralmente destras, era mais fácil para elas, abotoarem da esquerda para direita. Ao contrário, um nobre senhor usualmente se vestiam sozinhos e não precisavam de ajuda para fechar os botões.

As alianças de casamento são usadas no terceiro dedo da mão esquerda. No início, os egípcios acreditava que a Vena amoris (veia do amor) ia do terceiro dedo da mão esquerda para o coração e por isso colocavam o anel de casamento neste dedo que proveria uma relação mais próxima com o coração da pessoa.

Chineses e europeus acreditam que se alguma pálpebra esquerda for arrancada algo muito ruim acontecerá, e algo bom irá acontecer quando alguém arrancar uma pálpebra direita.

Os irlandeses acreditam que quando você está numa viagem e vê três pega ou pica-pica (uma espécie de corvo) na sua esquerda, você estará com azar. Dois pegas na sua direita, porém, significa sorte. Você terá um ano inteiro de sorte quando você ouvir um cuco na sua direita.

Se sua palma direita coçar, você ira receber algum dinheiro; se sua palma esquerda coçar, você perderá dinheiro. Esta superstição pode ser encontrada na Europa, América, algumas partes da África, e entre alguns ciganos.

Quando você entrar numa casa da Escócia e pisar primeiro com o pé esquerdo você estará trazendo demônio ou mal azar para dentro de casa. Esta é o famoso costume "primeiro passo" que pode ser encontrado na Europa.

Esquimós acreditam que todos os canhotos sejam poderosos feiticeiros.

Em Marrocos canhotos são considerados como demônios ou pessoas malvadas.

No passado (talvez isto continue se manifestando nos dias atuais), todos judaicos tinham que estar longe de algum dos "cem defeitos físicos" listados por Maimonides. Inclui-se na lista cegos, mancos, anões, etc... e canhotos.

No budismo, Buda descreve que o caminho para o Nirvana (o estado de purificação e salvação) se divide em duas partes. Um é o caminho da mão esquerda que é o jeito errado de se viver, e que as pessoas deveriam evitar e seguir o caminho da mão direita porque este é o caminho digno para a purificação da alma.

Nos países islâmicos e na Índia, as pessoas são proibidas de comer com sua mão canhota porque isto é considerado sujo – literalmente. As pessoas destes países certa vez já usaram a mão esquerda para limpar o corpo depois de defecarem, uma vez que o papel higiênico é uma invenção recente. Esta restrição é um jeito fácil de se destinguir a mão suja da mão com que se deve comer (eles usam a mão para comer) para propostas higiênica.

No Irã, os ladrões capturados têm suas mão direitas decepadas como punição. O motivo é simples: sem a mão direita, o ladrão precisa usar a esquerda. Usar a mão

esquerda, no Irã, é considerada uma atitude desonrosa. Essa mão é usada apenas para fazer higiene anal.

O preconceito destro está em todos os lugares como superstição e herança de costume: fazer o sinal da cruz com a mão direita, entrar em casa no Ano Novo com o pé direito, quando alguém está infeliz dizemos que ele acordou com o pé esquerdo.

 

6 UMA ASSOCIAÇÃO COMBATIVA

No Brasil existe uma associação de canhotos chamada ABRACAN. Esta é filiada à Left-Handers International que é mundial.

Estas associações tem como objetivo principal conseguir a fabricação de objetos para canhotos como tesoura, abridor de lata e baralho com números nos quatro cantos.

Foi criado o dia do canhoto: "Canhoto Internacional" (de Topeka, Kansas, Estados Unidos) sendo no dia 13 de agosto.

A associação também sugere que seus associados cumprimentem usando a mão esquerda, isto para fazer com que os destros também sintam alguma dificuldade.